13 de ago. de 2008

Solução: Iniciando o Windows XP a partir do PenDrive.

Quem vive no mundo da informática já se deparou com seu Windows em “crash”, querendo acessar seus arquivos ou mesmo conseguir fazer um backup deles e nada. Sem um cd do Windows por perto para tentar fazer o lentíssimo processo de restauração do sistema operacional. Ou para os usuários mais avançados sem um cd bootavel de alguma distro Linux por perto.
Tem uma solução bem simples e eficaz, se você possui um PenDrive com pelo menos 256MB, você pode criar uma versão compacta do Windows XP. Com isso se sua placa mãe possuir aproximadamente 2 anos de vida com certeza a sua “BIOS” da suporte para essa solução. Para isso verifique no manual de sua placa mãe se tua “BIOS” suporta Boot por unidade USB, se sim, vamos a essa ótima solução que é sempre bom ter na manga.
E lembrando vocês usuários que acham que tudo no mundo da informática é fácil e sempre da certo, este um processo lento, exige um conhecimento de (Médio a Avançado), passaremos por linhas de comandos pelo prompt do DOS, que algum usuários sentem pavor. Mais encare tudo isso como aprendizado de novas técnicas e novos conhecimentos e acima de tudo se divirta enquanto estiver “vegetando” hehe.
•Passo 1
Primeiramente reinicie seu computador e acesse a “BIOS” da sua maquina, para fazer isso hora que estiver na primeira tela que mostra a quantidade de memória da maquina veja qual tecla é de acesso a “BIOS”. Geralmente essas teclas são (DEL), (F2) e (F12). Entrando na “BIOS” com o PenDrive plugado na maquina vá em opções de Boot, se sua placa for compatível localize algo assim: First Boot Device (e escolha USB). Feito isso volte para a tela inicial da “BIOS”, salve as alterações e acesse o Windows normalmente.
•Passo 2
Primeiramente temos que formatar o PenDrive, para isso em hipótese nenhuma utilize a ferramenta de formatação do Windows, por um motivo obscuro e sombrio não sabemos o porque dele não funcionar. Para isso usaremos um software FREEWARE(Gratuito) chamado HP USB Disk Storage Format Tool. Quando estiver seguindo o tutorial, lembre-se de seguir a risca os passos pois o processo pode vir a não funcionar. Na hora da formatação escolha o formato de arquivos “FAT” e não “FAT32”, escolhendo “FAT32” não funcionaria seu PenDrive bootavel do Windows XP.
Depois de formatado o PenDrive, vamos pegar nosso “Chapa” o programinha que fará 90% do trabalho chato e cansativo. Seu nome é BartPE Builder. A função deste programa é copiar os arquivos essenciais a partir de um CD de instalação do WindowsXP, ele criara um arquivo em formato .ISO no seu HD. Depois de instalado e aberto o programa (Fig. 1), verifique se a opção “None” esteja marca na seção “Media File Output”. Certificado dessas opções coloque o CD do Windows XP no seu drive e clique no botão “BUILD”, uma nova janela ira se abrir neste momento e copiara os arquivos necessários para criação da imagem do Sistema Operacional.













(Fig. 1)



Isto feito feche o programa, iremos ao Prompt de Comando do DOS, isto pode ser feito indo em [Iniciar>>>Executar>>>digite CMD>>>tecle enter. Voce caira automaticamente em um tela preta. Vamos aos comandos a serem digitados:
Digite cada comando e pressione “ENTER”.
No Prompt faça isso:
• Cd..
• Cd..
• Cd pebuilder3110a\plugin\peinst

Feito isto você cairá nesta tela (Fig. 2)












(Fig 2.)


• Estando nesta tela digite o comando “peinst”
• Feito isto você cairá em uma tela com varias opções digite a opção “1”, esta opção determinara em que local serão extraídos os arquivos básicos do XP. Para isso você terá que digitar: “C:pebuilder313BartPE”, sugira uma nova lista só que com opções atualizadas.
• Agora digite “2” para escolher o local onde os arquivos serão transferidos, esta parte não tem segredo digite o local para onde será extraído no nosso caso a letra do drive removível. (Geralmente é “E:” ou “F:”).
• Feito a escolha da letra escolha a opção “5” e na próxima listinha “1”, depois pressione Enter. A transferência dos arquivos ira começar, o tempo varia de computador para computador. Mais gira em torno de 10 a 30 minutos.
•Passo 3
No final deste processo pode fechar a janela do Prompt de comando do Ms-Dos reiniciar seu computador e escolher a opção de boot na “BIOS” para bootar pelo seu PenDrive. O computador ira na hora do Boot abrir o Windows a partir do seu PenDrive, ira carregar a tela do BartPE, este processo pode demorar um pouco mais se exceder 10 minutos reinicie a maquina e tente novamente. Quando estiver na tela do BartPE vá no botãozinho “GO”, que esta localizado no canto inferior da tela, selecione o item “System”, e acesse o arquivo “A43 File Manager” (Fig.3). Através deste arquivo você poderá acessar o H.D da maquina e resgatar seus arquivos.












(Fig. 3)

Nenhum comentário: